Indícios de que deve investir num ERP

O seu negócio está em crescimento? Então é provável que comece a sentir a necessidade de investir num sistema ERP. O investimento em tecnologia deve estar presente na realidade de todas as empresas, sobretudo as que se encontram em crescimento, porque a inovação nunca deve ser considerada como algo dispensável.

Assim sendo, são vários os sinais que deve ter em conta para perceber se a sua empresa já justifica o investimento num sistema ERP, seja ele o primeiro, ou a mudança para um novo paradigma. Com vários anos de experiência e um alargado know-how na implementação deste tipo de sistemas, e sabendo que esta análise e o processo de tomada de decisão podem ser difíceis, apresentamos-lhe vários indícios para o ajudar a perceber se está na hora de investir num ERP:

1 – Necessidade de uma maior organização de dados
Um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a centralizar todos os relatórios, gerados pelas diferentes equipas, num só sistema. O software permite cruzar informações em tempo real e criar relatórios específicos para cada departamentos da sua empresa. Por exemplo, no caso de uma encomenda ser ativada, o setor de produção fica imediatamente a saber o que é necessário produzir.

2 – Dificuldades na gestão de stocks
Se está cansado de confirmar manualmente o seu stock e percebe que as quantidades nunca coincidem com a realidade, então chegou a hora de ter o seu ERP.

3 – Dados financeiros apresentam incompatibilidades
Com a utilização de um software de gestão na sua empresa, vai assegurar que todas as movimentações financeiras são automatizadas. Isto permite que a liquidação, transferências e encontro de contas, lançamento de pendentes, adiantamentos e outros movimentos de tesouraria sejam mais céleres. Para além disso, este tipo de procedimentos automatizados motiva a eliminação de erros e falhas na introdução de documentos, tornando os relatórios mais fidedignos.

4 – Perda do controlo sobre o seu negócio
Empresa em fase de crescimento é muitas vezes sinónimo de perda de controlo. Com o aumento do volume de negócios é fundamental nunca deixar de controlar os diferentes setores. Se já não consegue fazê-lo como gostaria, então significa que precisa urgentemente do auxílio de num software de gestão.

5 – Complexidade na geração de relatórios
A produção de relatórios é fundamental no processo de tomada de decisão de qualquer negócio. Precisa de ativar vários departamentos para fazê-lo e investe demasiado tempo a analisar e a inserir dados? Então, talvez a sua empresa necessite de um sistema ERP.

6 – Informação duplicada e/ou incoerente
Um sistema ERP vai permitir-lhe aceder mais facilmente a toda a informação atualizada e sem erros ou duplicados.

7 – Dificuldades de planeamento
Com a implementação de um ERP, ganhe acesso a informações arquivadas sobre o seu negócio relativas a períodos anteriores. Desta forma, poderá fazer projeções que lhe permitem tomar as decisões mais acertadas em prol do crescimento do seu negócio.

8 – Vendas e produção não batem certo
Não consegue gerir acertar o volume de produção com as vendas? Não raras vezes, é confrontado com problemas de falta de stock ou excedente de produção? Está na hora de optar por um sistema ERP, porque necessita de automatizar os processos e o planeamento da sua empresa.

9 – O sistema atual gera insatisfação nos colaboradores
Os seus colaboradores queixam-se constantemente que o sistema dá sempre os mesmos erros, é demasiado lento ou está desatualizado? Seria importante dar-lhes ouvidos, porque são eles que trabalham diariamente com o software. Optar por uma solução mais moderna e atualizada pode permitir aos seus funcionários serem mais produtivos e assertivos.